sábado, 15 de maio de 2010

DIÁRIO DE LEITURA

E por falar em diário de leitura...
Este é também um outro projeto que trabalho nas duas turmas de Ensino Fundamental de português que tenho: 7ª A e 8ª A, cujo objetivo maior é incentivar a leitura e melhorar a escrita dos alunos.

A ideia surgiu após a primeira produção de texto do ano nessas duas turmas. Após assistirem a um filme, os alunos foram convidados a escrever um texto argumentativo com o tema "Querer é sempre poder?" Ao ler as produções, percebi que eles escreviam muito pouco e com muitos erros de ortografia. Por isso pedi que eles prividenciassem um caderno pequeno, que o enfeitasse como quisessem e trouxessem para a sala de aula no dia marcado por mim. Nesse dia distribui para cada aluno uma lista de títulos de livros de contos para eles lerem e registrarem as impressões, sensações e opiniões sobre o livro escolhido por cada um deles e lido. Escolhi o gênero "conto" porque foi um dos gêneros estudados na primeira unidade pela 8ª A e para a 7ª A escolhi crônicas peo serem textos curtos.
Para a segunda unidade eles(as duas turmas) lerão o livro de crônicas "Nos bastidores do cotidiano" de Laé de Souza, o livro do projeto Ler é bom, experimente. Em cada unidade será proposto um gênero a ser lido. Ao final do ano eles terão lido pelo menos 4 livros e espero com isso que melhorem muito mais a escrita, a produção e principalmente, tomem gosto pela leitura.
Após terminar cada unidade eu recolho os diários, leio todos, escrevo recadinhos de incentivo e dou 2,0 pela atividade. Essa atividade é uma das avaliativas de cada unidade, com o valor único de 2,0 pontos. Nenhum aluno recebe menos que dois pontos, exceto aquele que não ler de jeito nenhum.
Na primeira unidade não tivemos a adesão de todos os alunos das duas turmas, mas teve aluno já lendo mais de um livro de contos. Para a segunda eu espero que haja mais adesões, acredito que haverá, principalmente porque eu os alertei que essa atividade faz muita falta na 1ª nota da unidade e consequentemente na média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário